Para os produtores, os seguros rurais representam um importante instrumento de proteção em caso de adversidades climáticas. E o conhecimento das modalidades de seguros disponíveis no mercado, das condições de contratação, dos trâmites contratuais e as indenizações em caso de sinistro, são informações extremamente importantes para que os produtores possam dar continuidade às suas atividades, principalmente em períodos de estiagem severa como agora.
A frustração da safra 2019/2020 trará prejuízos significativos ao produtores do Estado do Rio Grande do Sul, pois irá dificultar o pagamentos de seus compromissos financeiros e a realização de novos investimentos.
O seguro rural poderá amenizar em parte esses prejuízos, desde que efetivamente possa indenizar os custos de produção.
Por isso, é de fundamental importância que os produtores rurais busquem informações sobre a modalidade de seguro rural contratado, como por exemplo, os tipos de coberturas oferecidas, os critérios de apuração dos prejuízos e a forma de cálculo do Limite Máximo Indenizável (LMI), além dos riscos excluídos e os procedimentos que devem ser adotados para o recebimento das indenizações.